Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Pedrinhas Paulista, sábado, 20 de abril de 2024 Telefone (18) 3375-9090

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta Das 9h às 11h e das 13h às 15:30h

Sext
19/04
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 15 °C
Índice UV
8.0
Sáb
20/04
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 13 °C
Índice UV
8.0
Domi
21/04
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 17 °C
Índice UV
8.0
Segu
22/04
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 21 °C
Índice UV
8.0

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

Pedrinhas Paulista – Das marcas da II Guerra Mundial, surge a cidade que é “Um Pedacinho da Itália no Brasil”

 

A Segunda Guerra Mundial deixou marcas profundas na história e a ruína financeira dos países envolvidos e derrotados, Alemanha e Itália, principalmente. No pós-guerra, milhões de alemães e italianos deixaram seus países para tentar a vida em outros lugares, encontrando no Brasil um povo cordial e acolhedor, além de muita terra fértil para plantar.

 

Em 8 de outubro de 1949, Itália e Brasil firmaram um acordo, pelo qual nosso pais receberia italianos com  experiência agrícola para colonizar terras. Constituiu-se, então, a Companhia Brasileira de Colonização e Imigração Italiana - CBCII, que teve seus dois primeiros anos dedicados ao estudo das regiões mais adequadas à colonização. Foram escolhidos inicialmente os Estados de São Paulo, Santa Catarina e Goiás.

 

Uma das áreas em São Paulo colonizadas com sucesso pela CBCII chamava-se Pedrinhas, localizada às margens do rio Paranapanema. A ocupação de Pedrinhas – nome do riacho próximo à cidade e onde havia muita pedra – aconteceu numa gleba de 3.778 hectares. A área, desde o início, mostrou se ideal para a colonização.

 

A cidade de Pedrinhas foi construída quase exclusivamente por italianos, que começaram a chegar entre 1951 e 1952, vindos, principalmente, das regiões da Sicília, Calábria, Veneza, Lazio, Abruzzi, Piemonte e Lombardia.

 

Cada imigrante que chegava recebia uma casa, um lote de 20 a 25 hectares, implementos agrícolas, animais, sementes plantas e o que mais fosse necessário. Na terra fértil paulista, os italianos cultivaram muito amendoim, milho, girassol, arroz, algodão, mandioca, café e uva, e criaram gado, porco e cavalos.

 

Os imigrantes fundaram Pedrinhas em 21 de setembro de 1952, liderados pelo padre Dom Ernesto Montagner, pároco da Igreja. Ele é considerado o responsável pelo sucesso da colonização, pois muitas famílias que pensavam em desistir e ir embora (porque não se adaptavam ao novo país) foram convencidas a mudar de ideia, pelos conselhos firmes do padre, que acreditava na colonização como única alternativa para aquelas  pessoas começarem uma nova vida.

 

A ideia de emancipação sempre acompanhou o cotidiano dos moradores de Pedrinhas Paulista. A inquietação e a ativa militância – características dos italianos, junto com sua culinária fascinante – foram determinantes para o inicio  do movimento pela emancipação. A elevação de Pedrinhas Paulista a município ocorreu em 1991.

 

O que chama a atenção em Pedrinhas Paulista, além da sua história marcada por muita luta e trabalho árduo, é a manutenção de muitas tradições, como o eventual uso da língua italiana nas conversas (sendo que a mesma faz parte da grade curricular no Ensino Fundamental) e os grupos folclóricos de danças, que envolvem adolescentes, jovens e idosos.

 

Suas festas também são atrativos regionais, com destaque para a festa de São Donato (padroeiro do município). Também atraem milhares de visitantes o Encontro de Motos/Festival de Rock, festividades de aniversário, Cavalgada com grupos de Tropeiros e, em menor escala, eventos culturais promovidos por associações e pela Prefeitura.

 

Conheça Pedrinhas Paulista

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta Das 9h às 11h e das 13h às 15:30h

SIGA NAS REDES SOCIAIS

Facebook

CONTATO

Rua Pietro Maschietto, 125
Centro
Pedrinhas Paulista - SP
CEP: 19865-000
Telefone: (18) 3375-9090
E-mail: turismo@pedrinhaspaulista.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 11/04/2024 14:26:53

Turismo de Pedrinhas Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.