Abertas as inscrições do programa ‘Turismo Rural’

Objetivo do programa é ampliar o olhar sobre a propriedade rural, implantando negócios de Turismo aliados às habilidades e vocações do produtor

Por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal de Pedrinhas Paulista e o SENAR (via Sindicato Rural das Cidades de Pedrinhas Paulista e Cruzália) estão abertas no CRAS as inscrições para o Programa Turismo Rural, que oferece uma série de cursos relacionados entre si, permitindo que as propriedades e negócios rurais pedrinhenses desenvolvam atividades econômicas com segurança.

O objetivo do programa é ampliar o olhar sobre a propriedade rural, fornecendo ferramentas para identificar e implantar negócios de Turismo, de acordo com os recursos encontrados no meio, aliados às habilidades e vocações do produtor rural e sua família.

Dentre os módulos, destaques para “Turismo Rural - Oportunidades de Empreendimentos”, onde se aprende a conhecer e compreender em que consiste o Turismo no Meio Rural; identificar potencialidades e oportunidades de investimentos em empreendimentos turísticos no município e nas propriedades; e “Turismo Rural - Identidade e Cultura”, que busca  conhecer, identificar e resgatar as manifestações histórico-culturais da localidade e da região; analisar suas possibilidades em relação ao Turismo Cultural no Meio Rural. Neste módulo será construído o Almanaque Cultural do Município onde serão relatados através de pesquisas, recortes de jornais, fotos etc., o histórico do município, além da realização de um “Festival Gastronômico”.

O “Turismo Rural - Gestão de Empreendimentos” visa oferecer  conhecimento dos princípios básicos de administração para inserir o Turismo em uma propriedade rural de forma lucrativa e sustentável.  O “Turismo Rural – Atrativos turísticos” buscará diferentes tipos de instalações e serviços que podem ser oferecidos ao público, tendo como foco as atividades desenvolvidas no meio natural, para que se possa planejar, implantar e gerenciar um negócio de sucesso, ou seja, um empreendimento competitivo no mercado.

Já o “Turismo Rural - Ponto de Vendas de Produtos” visa aplicar os conceitos de qualidade para o preparo de local para receber a implantação de um ponto de venda de produtos artesanais no meio rural, de acordo com os materiais disponíveis, utilizando a criatividade do grupo. Neste módulo os participantes também aprenderão agregar valor ao produto (embalagem) e calcular o custo para venda.

Para mais informações sobre estes e outros módulos e para fazer a inscrição no Programa Turismo Rural, basta procurar o CRAS até o dia 6 de março, portando documento de identidade (RG). O telefone do CRAS é (18) 3375 1588.

Abertas as inscrições do programa ‘Turismo Rural’